quarta-feira, 11 de maio de 2011

O Homem vale pelo que tem!

O homem vale pelo que tem!
Por várias e várias vezes ao longo de minha vida ouvi essa frase. Quando era criança não sabia bem o que significava,não entendia o fundamento de tal expressão.
Hoje com quase 40 anos de vida percebo que as pessoas dão valor ao bem material,dão valor ao dinheiro que as outras pessoas tem.

Sei que o que move o mundo são os  dólares,os reais,as libras e sei também que  todos buscamos isso,mas essa busca acontece para que possamos estar por cima e para que não sejamos postos de lado nessa sociedade ávida pela riqueza. Não sei até que ponto é válida a corrida pelo sucesso e pela fortuna.

Ter dinheiro é importante? Sem dúvidas,precisamos dele para viver,ou seja,nos alimentar,vestir,enfim,nos manter. Todavia, não podemos colocá-lo no topo da pirâmide de prioridades em nossa vida. Temos coisas mais importante e que por vezes deixamos de lado para essa busca insana pela grana.

Muitos abdicam do tempo com os filhos,do tempo com esposa ou marido para "ganhar a vida", será mesmo que estão ganhando? Acredito que ganhar a vida seja estar bem consigo mesmo,estar bem coma a família e os amigos.Ganhar a vida é cumprir uma jornada de trabalho justa,ser competente no que faz,chegar em casa e relaxar com os entes que lhe são mais queridos e dormir com a cabeça tranquila e em paz. Ganhar a vida é acordar com o abraço da esposa ,o sorriso dos filhos.

Em uma frase  Santo Agostinho resumiu: " O dinheiro é a maior prova de que o Diabo existe".
Estou de pleno acordo.

Quantas vezes soubemos de casos de pessoas que são retiradas de hospitais ou mesmo nem dão entrada por não ter condições de pagar? Quantas e quantas vezes ouvimos em noticiários que um trabalhador foi morto pala polícia,confundido com um bandido, em razão de sua condição social?

Estamos invertendo nossos valores. Hoje as pessoas valorizam o bem material do outro e esquecem de valorizar os princípios morais. Um homem pode ser traficante de drogas,mas se estiver bem vestido é visto com outros olhos pela saciedade. Um político escancaradamente corrupto é aceito e absurdamente  incluído em comissões de educação,de ética entre outras na Câmara e no Senado e  a sociedade  aplaude. Em contra partida,um trabalhador de poucos recursos e com vestuários modesto é por muitas vezes taxado como marginal.

Não podemos acreditar que o dinheiro seja o  pilar da moral,não podemos aceitar que os homens sejam pesados e medidos pela sua condição financeira. Acredito que o ser humano vale a pena,mas, deve ser valorizado pelo sua índole,moral e caráter.

Nunca fui ambicioso,nunca acreditei que uma pessoa seja melhor que a outra em razão de sua conta bancária,sempre valorizei as pessoas pelo que elas tem de bom e pelo que trazem em sua historia de vida. E é isso que quero passar ao meu filho pequeno, quero ensiná-lo que se pode crescer,conquistar bens,ganhar dinheiro sem olhar de cima para as outras pessoas. Sem se sentir melhor do que os outros.

Infelizmente,para muitos,o ser humano vale pelo que tem!

Um comentário:

  1. Boa sorte! Acho lindo e digno mas convenhamos nesse mundo, mais especificamente nesse país, sem dinheiro se é um nada!respeito sua posição, mais já sai desse mundo "Alice no país das maravilhas"! Os valores tem que ser ensinados sempre ! Mas dinheiro nesse mundo infelizmente conta,não vou fazer vistad grossas a isso

    ResponderExcluir