O Vitória Futebol Clube foi a primeira agremiação de futebol do estado. A Ideia partiu de dois jovens capixabas que estudavam no Rio de Janeiro e se encantaram com o Fluminense Futebol Clube.
Sempre nas peladas da rua 7 de Setembro o assunto permanecia,todos queriam que fosse executado o projeto da criação de um clube de futebol em nossa capital.
Uma reunião foi maracada para um sobrado na rua São Francisco,esquina com a ladeira do Carmo no centro da cidade.Esse sobrado pertencia a viúva Constança Espindola,mãe de Constâncio e Taciano Espíndola dois grandes jogadores das peladas da rua sete e fundadores do novo clube.
Desta reunião participaram outros grandes peladeiros da época,dentre eles,João Pereira Neto que foi escolhido presidente dos trabalhos. Faltava então o nome da nova agremiação.
A discussão não demorou muito.Logo alguém sugeriu que o clube tivesse o nome da cidade-sede e, em pouco tempo estava criado o FOOT-BALL CLUB VICTÓRIA.
A primeira diretoria foi encolhida: Presidente- João Pereira Neto: Tesoureiros- João Nascimento e Névio Costa; Diretor de esportes- Edgar O'Rreilly de Souza.
A Ata da fundação foi redigida e todos assinaram, Infelizmente,posteriormente esse documento se perdeu. Deste período existe apenas a documentação que se seguiu,justamente a inscrição dos primeiros sócios fundadores que foram: Oscar Guimarães, Sílvio Veredino de Aguiar,Benvindo de Novais,Mário Espíndola e Sidney Pereira de Souza.
As cores escolhidas foram as que estão até hoje, o branco e o azul,este representado o céu da capital capixaba.
Da famosa reunião no sobrado da família Espíndola,ocorreu o nascimento do nosso querido "Vitírórinha" em 1º de Outubro de 1912. Naquele momento nascia o futebol capixaba.
É pena que nosso futebol não decole,todavia,sonho com um futuro promissor para nossos clubes,afinal,não custa nada imaginar esse cenário vitorioso.
Viva o Vitória Futebol Clube!
Nenhum comentário:
Postar um comentário