quinta-feira, 28 de abril de 2011

Vitória Futebol Clube.

O Vitória Futebol Clube foi a primeira agremiação de futebol do estado. A Ideia partiu de dois jovens capixabas que estudavam no Rio de Janeiro e se encantaram com o Fluminense Futebol Clube.

Sempre nas peladas da rua 7 de Setembro o assunto permanecia,todos queriam que fosse executado o projeto da criação de um clube de futebol em nossa capital.

Uma reunião foi maracada para um sobrado na rua São Francisco,esquina com a ladeira do Carmo no centro da cidade.Esse sobrado pertencia a viúva Constança Espindola,mãe de Constâncio e Taciano Espíndola dois grandes jogadores das peladas da rua sete e fundadores do novo clube.

Desta reunião participaram outros grandes peladeiros da época,dentre eles,João Pereira Neto que foi escolhido presidente dos trabalhos. Faltava então o nome da nova agremiação.

A discussão não demorou muito.Logo alguém sugeriu que o clube tivesse o nome da cidade-sede e, em pouco tempo estava criado o FOOT-BALL CLUB VICTÓRIA.

A primeira diretoria foi encolhida: Presidente- João Pereira Neto: Tesoureiros- João Nascimento e Névio Costa; Diretor de esportes- Edgar O'Rreilly de Souza.

A Ata da fundação foi redigida e todos assinaram, Infelizmente,posteriormente esse documento se perdeu. Deste período existe apenas a documentação que se seguiu,justamente a inscrição dos primeiros sócios fundadores que foram: Oscar Guimarães, Sílvio Veredino de Aguiar,Benvindo de Novais,Mário Espíndola e Sidney Pereira de Souza.

As cores escolhidas foram as que estão até hoje, o branco e o azul,este representado o céu da capital capixaba.

Da famosa reunião no sobrado da família Espíndola,ocorreu o nascimento do nosso querido "Vitírórinha" em 1º de Outubro de 1912. Naquele momento nascia o futebol  capixaba.

É pena que nosso futebol não decole,todavia,sonho com um futuro promissor para nossos clubes,afinal,não custa nada imaginar esse cenário vitorioso.


Viva o Vitória Futebol Clube!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Fla x Flu

O jogo entre o Fluminense e o Flamengo na noite de ontem pelo Campeonato Carioca teve lampejo de "jogão".Em alguns momentos,pelo menos no meio campo,os jogadores dos dois times fizeram um embate muito bom de se ver.Ao meu ver o Fluminese foi melhor no jogo. Perdeu várias oportunidades de gol.Hoje lendo os jornais,tive a exata certeza de que a imprensa, em sua grande maioria é bastante tendenciosa,pois enalteceram o Flamengo como se fosse o melhor em campo. Tudo para que se venda jornal,haja vista a enorme torcida rubro-negra.

O que se viu em campo,foi um Fluminense bem postado,partindo pra cima com vontade e raça,pelo menos no primeiro tempo. Depois obviamente se cansou.A partida épica de quarta-feira dia 20/04/11 focou na história. O time tricolor correu muito,se desgastou física e emocionalmente e conseguiu a classificação na Libertadores,fato que para muitos parecia impossível.

Na verdade,para o clube das laranjeiras,foi melhor ter saído logo do carioca e se dedicar unicamente a competição Sul-Americana, uma vez que era e sempre foi o objetivo principal do clube para o primeiro semestre.

O jogo teve uma arbitragem confusa,cheia de erros. Tivemos o gol do Fluminense validado quando na verdade o He-man,autor do gol,estava impedido. Em contra partida,o goleiro do Flamengo fez uma falta violenta no mesmo He-Man. O arqueiro rubro-negro não foi repreendido,não foi marcada falta e o que é pior,o atacante tricolor levou cartão amarelo por simulação. Teve uma outra entrada criminosa desse animal chamado Rodrigo Alvim em cima do Tartá onde o referido bruta montes deveria ter sido expulso.

Mas.... futebol é assim mesmo....tem que existir apenas um vencedor, e ontem foi o Flamengo que teve alguns bons momentos no jogo e por isso não podemos tirar o mérito de sua vitória. Ao Flusão, resta continuar com o espírito guerreiro,jogar com raça,acreditar que pode,pois tem elenco pra isso,e seguir em frente na Libertadores da América.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Fluminense

Crise no Fluminense?
Acredito que não. É fato que um clube Campeão Brasileiro é bem mais visado que os outros,haja vista a expectativa que todos criam ao seu redor. Porém,o que o clube das Laranjeiras vem enfrentado não pode ser encarado como crise. O que houve na verdade foi a fuga de um técnico. Quando digo fuga,quero dizer carreira,corrida,covardia de um treinador campeão brasileiro e bastante perdedor na Copa Libertadores.

Muricy Ramalho já sabia de todos os problemas do Fluminense,sabia das instalações precárias,das péssimas condições do gramado e até mesmo dos,hoje famosos,ratos.
Essa conversa fiada toda para sair do clube não me convence e jamais irá me convencer.O grande técnico fugiu mesmo,pulou do barco com medo de fracassar novamente na competição Sul-Americana.

Estou profundamente decepcionado com o nobre treinador,pois sempre bateu na tecla de que não abandonava o contrato,que seria um homem  integro,ético,profissional... Hoje vejo como esse senhor é hipócrita.

Outra coisa interessante foi a proposta do Santos Futebol Clube durante o período de Carnaval, ao então treinador do Fluminense. Ofereceram R$ 1.300.000,00, isso mesmo, um milhão e trezentos mil reias. Onde está a ética, a moral? Muricy Ramalho saiu correndo do Flu dez dias depois fazendo todo o alarde possível (de coisas que ele já conhecia e aceitava) para mascarar a sua saída atrás de um salário astronómico.

Esculhambou o Fluminense Futebol Clube,jogou lama em sua bela história,humilhou a torcida,fez com que o clube ficasse a mercê da imprensa marron. Sei que a situação no clube é complicada,mas dai a expor a instituição de maneira tão leviana,é inaceitável.

O Fluminense é grande,muito maior que o Sr. Muricy Ramalho.É pena que na vitoriosa história do Clube,aparecerá o nome desse covarde e ganancioso treinador.